Casas Benfica

30 abril 2021, 15h27

"Pelas Casas do Benfica" em modo virtual

REPORTAGEM BTV

Nesta semana, o programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" foi virtualmente ao encontro da embaixada do Clube nas Caldas da Rainha, um dos espaços pioneiros, que se caracteriza pelo constante movimento e inovação.

Hugo Feliciano, presidente da Casa n.º 2 do Benfica desde 2014, explicou o que sente por desempenhar um cargo como este.

"É uma responsabilidade enorme. Tentamos fazer mais e inovar, o que não é fácil estando muito tempo numa instituição. Queremos criar novos projetos para esta Casa e servir de projeto-piloto para outras Casas. Trabalharmos todos em conjunto", referiu o presidente.

"O nosso conceito sempre foi que as Casas Benfica têm de ser vistas como uma Casa para a família, para todos, e quanto mais abrangentes formos, mais isso conseguimos alcançar", reforçou.

Hugo Feliciano

Hugo Feliciano contou ainda que a Casa Benfica, que tem atualmente 500 Sócios, está com novos projetos em mente.

"Quem nos conhece sabe que não somos capazes de estar quietos nem desistir de nada, e felizmente temos o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. Iniciámos agora o padel, que estava um pouco parado. Somos a entidade gestora do único campo de padel das Caldas da Rainha neste momento", contou.

"Vamos reativar o futebol de praia masculino e, neste ano, uma vez que a Federação Portuguesa de Futebol vai avançar com o Campeonato de Futebol de Praia Feminino, estamos a reunir todos os esforços para termos uma equipa feminina consistente. E depois há o golfe, onde já temos uma equipa sénior há dois anos e agora pretendemos ter um Campo Municipal de golfe sob a gestão da Casa Benfica com o objetivo de quebrar barreiras em termos financeiros e provarmos que o golfe não é um desporto de elite", acrescentou o presidente.

Alice Silva

Atualmente este espaço vermelho e branco conta com 11 atividades desportivas: futsal, patinagem artística, seta sisal, padel, futebol de praia, xadrez, golfe, caminheiros, running, escola de dança e treinos funcionais para seniores.

Alice Silva, responsável pelo departamento de patinagem artística, explicou como funcionaram os treinos durante o período de confinamento.

"Nós nunca parámos. Começámos em janeiro com os vídeotreinos, até ao dia 5 de abril, onde pudemos voltar aos treinos presenciais. Neste período foram raras as vezes em que se calçaram os patins, foi mais à base de preparação física. Neste momento estamos só com 38 atletas, éramos 62… Temos rapazes e raparigas de todos os escalões, até seniores", disse.

Nélson Barros

Uma das apostas fortes deste ano da Casa Benfica Caldas das Rainhas vai ser o padel…

"A praticar a modalidade de forma amadora temos cerca de 30 a 40 pessoas. Vamos começar a lançar as pré-inscrições para termos uma academia de formação de base de padel. O nosso objetivo é formar desde a base até aos mais crescidos", explicou Nélson Barros, coordenador e treinador de padel.

Bruno Francisco

Bruno Francisco, o treinador de futebol de praia da Casa Benfica, falou da modalidade e da novidade em 2021.

"A modalidade já existe há quatro anos e é constituída por um grupo de amigos que já jogaram noutros clubes. Nós somos muito competitivos entre nós e já estivemos perto de subir ao escalão máximo de futebol de praia nacional. Somos 18 atletas. A novidade deste ano é o escalão feminino, já temos muitas mulheres interessadas em jogar", vincou.

Liliana Marques

A pandemia veio reduzir o número de alunos em quase todas as modalidades, mas nem assim o estabelecimento benfiquista baixou os braços.

"Tem sido complexo gerirmos esta questão, com a pandemia fomos perdendo alguns alunos. As nossas aulas são quase todas vocacionadas para o balé, para a formação, mas esperamos ter em breve aulas de danças orientais. A Casa Benfica foi uma esperança em 2019, o presidente acabou por abraçar este projeto e nunca mais nos largámos uns dos outros", confessou Liliana Marques, coordenadora da escola de dança da Casa desde 2019.

Pedro Raposo

Pedro Raposo, vereador do Desporto da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, salientou a importância deste espaço para a cidade: "A Casa Benfica tem um trajeto histórico, é pioneira na rede de Casas Benfica, é uma Casa de referência nacional e que de resto faz jus à dinâmica e jovialidade dos seus órgãos sociais. Tem demonstrado capacidade de inovar, isso é uma mais-valia para a cidade."

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 30 de abril de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar