12 de agosto de 2020, 16h03

Luís Filipe Vieira: "Escolha é um orgulho e confirma o prestígio do Estádio da Luz"

Clube

Em entrevista à iSportconnect, o Presidente do SL Benfica confessa-se orgulhoso com mais uma final europeia em casa.

Estádio da Luz foi escolhido para acolher a final 8 da Liga dos Campeões 2019/20. Um enorme "orgulho" para o Presidente do SL Benfica, Luís Filipe Viera, que vê, pela terceira vez em 17 anos, a nova Catedral receber uma final europeia.

Em entrevista à iSportconnect, o Presidente falou ainda sobre o "importante" papel do desporto nos últimos meses em que o mundo parou devido à pandemia de COVID-19 e revelou como o Benfica conseguiu manter, ainda assim, a proximidade com os adeptos.

Está satisfeito com a escolha da cidade de Lisboa para receber a final 8 da Liga dos Campeões?

Para Portugal e para Lisboa, esta decisão reconhece a forma como o nosso país tem conseguido fazer face a esta grave pandemia e a qualidade das infraestruturas desportivas e hoteleiras existentes no nosso país. Portugal é um destino turístico de excelência que garante qualidade e segurança a todos os níveis. Para o Benfica, a escolha do nosso Estádio para mais uma final de uma competição europeia, a terceira [duas Champions League e um Campeonato da Europa] desde a sua inauguração há 17 anos, é um motivo de orgulho e confirma o prestígio do Estádio da Luz.

Estádio da Luz

"É IMPORTANTE PARA A INTEGRIDADE DA COMPETIÇÃO CONCLUIR A EDIÇÃO DESTE ANO"

Foi importante garantir que estes jogos fossem realizados para preservar a integridade da competição daqui para frente?

Ao garantir a conclusão dos jogos finais da Liga dos Campeões deste ano, as perdas que esta pandemia causou a todos os níveis foram minimizadas ao máximo. É importante para a integridade da competição – mesmo com os jogos à porta fechada – concluir a edição deste ano para que, em setembro, altura em que se inicia a nova edição, o ano anterior esteja totalmente decidido.  

Quão importante é o papel que o desporto pode desempenhar para elevar o ânimo do público durante um momento tão difícil como este que temos vivido em todo o mundo?

O desporto e o futebol em particular têm desempenhado um papel absolutamente decisivo para que a sociedade gradualmente sinta que a vida começa a voltar ao normal. Ainda assim, uma normalidade muito condicionada, é certo, mas o retorno dessa paixão que atravessa todas as camadas sociais, o retorno das competições nacionais e internacionais reforça a confiança de que conseguiremos superar este momento difícil e regressar o mais rápido possível à vida que tínhamos.

Estádio da Luz Estamos cá 2019-2020

"MESMO NO AUGE DA PANDEMIA, MANTIVEMOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO CLUBE"

De que forma o Clube tem tentado manter os adeptos envolvidos nos últimos meses?

Mesmo no auge da pandemia e do confinamento, mantivemos os canais de comunicação do Clube, produzindo conteúdo diário e informações para os nossos Sócios e adeptos, incluindo as diversas ações de solidariedade em andamento: a forma como os atletas conduziam o seu dia a dia, os treinos em casa, e muita comunicação com treinadores e atletas. Foi um trabalho diário incansável, que em alguns casos até aumentou o conhecimento sobre a vida interna do Clube e dos seus ídolos para os milhões de adeptos do Benfica em todo o mundo.

Existem mudanças duradouras que podemos ver no desporto como resultado desta pandemia?

Ainda é muito cedo para fazer uma análise e avaliação muito rigorosas. Mas, em níveis diferentes, há algumas mudanças que certamente vieram para ficar, como, por exemplo, a nova regra de permitir cinco substituições por jogo por equipa. Alguns consideram que, como outros métodos, é capaz de aumentar os níveis competitivos das equipas ao longo dos 90 minutos. Vamos esperar para ver o que acontece no futuro.

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar