31 de julho de 2020, 18h38

Triatlo: equipas olímpicas apresentadas

Triatlo

Evento realizou-se no dia 30 de julho e serviu, essencialmente, para expor os objetivos para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A sede do Comité Olímpico de Portugal foi palco da apresentação das equipas olímpicas de triatlo. Como ponto de partida estiveram as metas traçadas para as olimpíadas, com os atletas do SL Benfica a demonstrarem muita ambição.

Este evento, organizado pela Federação de Triatlo de Portugal, realizou-se quinta-feira, 30 de julho, na sede do Comité Olímpico, e teve presentes, para além da equipa técnica da FPT, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues.

Triatlo: equipa Olímpica de Portugal

O grande destaque vai para a apresentação dos objetivos gerais da Seleção Nacional em Tóquio 2020, ou seja, a melhoria dos resultados individuais dos atletas mais experientes (João Pereira foi 5.º no Rio e João Silva 9.º em Londres, por exemplo) e os melhores resultados possíveis para os estreantes, entre eles Melanie Santos. Os três atletas do SL Benfica já se encontram apurados para os Jogos.

"Acredito que em 2021 o meu resultado será ainda melhor do que seria em 2020. Sinto que tive a oportunidade de focar a minha preparação nos aspetos que mais precisava melhorar, e sinto agora que a minha natação e o ciclismo estão melhores do que nunca. O objetivo passará por melhorar o resultado do Rio 2016, o que procurarei com toda a ambição", explicou João Pereira (na foto acima).

Triatlo: equipa Olímpica de Portugal

João Silva vai para a terceira presença em Jogos Olímpicos e mostrou-se confiante.

"Nos Jogos Olímpicos temos um fator extra que é o de estarmos em representação do nosso país no maior evento do desporto mundial. Sinto que esse sentimento me dá uma força extra e me enche de orgulho. Entro assim na minha terceira olimpíada muito confiante, tanto para a prova individual como para a de estafetas", revelou o experiente triatleta das águias.

Na variante feminina, a jovem Melanie Santos também já tem passaporte carimbado para Tóquio e a estreia em olimpíadas é um sonho há muito acalentado. 

Triatlo: equipa Olímpica de Portugal

"O objetivo deste ciclo era o apuramento, o que consegui, portanto, agora estarei na linha de partida com toda a ambição e confiança. Estou num bom momento e quero fazer uma boa classificação na prova individual e também na estafeta mista", explicou.

Vasco Vilaça encontra-se também enquadrado no Plano de Preparação Olímpica no âmbito da procura de apuramento da estafeta mista portuguesa, prova que fará a sua estreia em Tóquio. A estafeta portuguesa ainda não está apurada, precisando para isso que os atletas que a compõem se encontrem nos 140 melhores do ranking mundial, bem como dos resultados da estafeta nas provas de apuramento.

Triatlo: equipa Olímpica de Portugal

O triatleta do Benfica encontra-se na Suécia e enviou um pequeno vídeo onde salientou os seus últimos resultados no escalão elite, depois de ter sido campeão da Europa e vice-campeão do mundo júnior em 2017. Conseguiu na última época entrar individualmente nos atletas qualificáveis para integrar a prova olímpica de estafetas mistas, fruto de vários resultados de relevo nas provas dos Campeonatos do Mundo e Taças do Mundo no escalão de elites.

Não obstante o desejo de estar em Tóquio, Vasco Vilaça destacou que o seu foco é Paris 2024, ciclo olímpico que encarará já com mais experiência e anos de competição no escalão elite, pensando na prova individual dessa olimpíada.

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar